quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Função Referencial (ou Denotativa)


Essa função ocorre quando o destaque na comunicação é o referente, ou seja, o objeto da mensagem ou a situação nela abordada. A intenção do emissor é transmitir informações sobre o referente. Os textos científicos, jornalísticos e didáticos representam exemplos dessa função da linguagem.
No texto jornalístico acima, o emissor transmite sua mensagem ao receptor, informando-lhe sobre os riscos que o uso excessivo do petróleo pode acarretar ao planeta Terra.
Fonte: livro Oficina de Redação - Editora Moderna.

67 comentários:

  1. obrigada pelas suas informações ....
    serão muito uteis para mim..
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Assim fica mais fácil de entender...
    Pois a realidade foi passada de forma clara e objetiva. Obá! Pra mim é super!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica, vai ajudar bastante na elaboração do meu trabalho
    Glória
    bjs.....

    ResponderExcluir
  4. obrigada..fica mais claro pra entender...
    obrigada...

    ResponderExcluir
  5. esse texto e mt bom
    me ajudou mt
    obg

    ResponderExcluir
  6. ficou mais facil de entender sobre função referencial gostei muito dá sua explicação

    ResponderExcluir
  7. Ai que bom. Agora eu entendi muito bem sobre função conotativa. Vou fazer meu vestibular mais sossegado! Obáaaa.

    ResponderExcluir
  8. Valeu.. ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada !
    me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  10. assim é bem mais facil.

    ResponderExcluir
  11. obrigada e finalmente consegui entender

    ResponderExcluir
  12. obrigada ajudo bastante

    ResponderExcluir
  13. ruth disse... obrigada era do que eu estava precisando. obrigada.

    ResponderExcluir
  14. como é a funçao denotativa e referencial

    ResponderExcluir
  15. oooooown obg obg *-*'

    ResponderExcluir
  16. Muito suas informações foram uteis para o meu aprendisado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiramente aprendisado nem escreve com s
      é assim ó:
      aprendizado***

      Excluir
    2. Ameiiiiii ,vai me ajudar a fazer minha tarefa.

      Excluir
  17. muito bom!!! obrigada.

    ResponderExcluir
  18. eu percisava de uma lauda !! mas serviu muito
    obrigada ...

    ResponderExcluir
  19. muito claro e objetivo. obrigado pelas nformações

    ResponderExcluir
  20. muito obrigado pela ajuda
    amanhã vai ser bem utiu
    na aula de português

    ResponderExcluir
  21. Valeu pelas dicas seram muito utius.

    ResponderExcluir
  22. obrigadúh aki essih asuntto éh shuper interressantihhhh....

    ResponderExcluir
  23. obrigado por isso, gostei e apoio sua opinião!!!
    vc e muita gatinha
    bjoss leo preto

    ResponderExcluir
  24. pó valeu me ajudou muito

    ResponderExcluir
  25. muito bom esse site, sempre que tenho dúvidas já acesso aqui, tá de parabéns ! :)

    ResponderExcluir
  26. Olá, adorei seu blog.
    Curso jornalismo e preciso reescrever uma crônica do Veríssimo ["tecnologia"], porém como um texto de função referencial. Você tem alguma dica para me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Olá! Fico feliz que você tenha gostado do blog! Já que você precisa reescrever uma crônica como um texto referencial lembre-se que:

    • A 3ª pessoa do singular deve prevalecer;

    • Deve-se usar linguagem direta, denotativa e objetiva;

    • Deve-se centrar o texto no referente.

    Espero ter ajudado! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  28. valeu ajudou ,minha professora e doida n fala nada com nada sua explicaçao de 5 linhas foi uma semana de aula
    valeu!!!!!

    ResponderExcluir
  29. gostei bastante de seu blog assim vou poder saber melhor !!! obrigado voçê é otima parabéns!!:)

    ResponderExcluir
  30. Fui muito útil,
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  31. Adorei o blog, me ajudou bastante.
    Parabenizo pela iniciativa de ajudar a todos.
    Parabéns e obrigada

    ResponderExcluir
  32. legal adorei!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Nossa,me ajudou mt,mas mt mesmo!! Bem explicado o texto e fácil de entender,bom trabalho, obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Uau!!! Entendi bem melhor agora.... Muito obrigada, vc me deu uma grande ajuda. Bjs e abracos

    ResponderExcluir
  35. pow valew! me salvasse hsuahsuahsua . . . valeu msm !

    ResponderExcluir
  36. vc e muito linda e muito inteligente, vc e simplesmente perfeita,quer casar comigo Wellington de RR.

    ResponderExcluir
  37. tu e muito fera garot vlw pela ajuda

    ResponderExcluir
  38. obrigado salvou meu dever de português =]

    ResponderExcluir
  39. muito boa o ex: que oi dado obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Muito bom , ficou mais facil fazer o trabalho assim KKK
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  41. norsa , muito bem , me ajudou muito ! obrigada !

    ResponderExcluir
  42. leonardo silva araujoseg. mai. 14, 09:19:00 AM

    mim ajudou muito esta linguagem a gostar + da pitty kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  43. valeu ajudou muito ...... mto bom bom.

    ResponderExcluir
  44. adorei a explicação
    obrigada mesmo

    ResponderExcluir
  45. 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000vlw,ajudou mt com o meu trabalho..:)

    ResponderExcluir
  46. ce ta de parabens meninaa heheh

    ResponderExcluir
  47. obrigando pela dica,me ajudou muito...
    vou usar no trabalho de amanha.

    ResponderExcluir
  48. adorei me ajudou muito parabens !!!

    ResponderExcluir
  49. oxe e muito grande mais e legal ! eu so queria exemplos

    ResponderExcluir
  50. man vlw eu conseguir entender essa explicação muito detalhada vlw msm vo explica o trbalho melhor agr flw

    ResponderExcluir
  51. me ajudou bastante muito obrigado, adorei o texto e seu blog

    ResponderExcluir
  52. mto obrigado, me ajudou bastante

    ResponderExcluir