quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Carta Familiar ou Pessoal

Clique sobre a foto para que esta fique maior e legível.

A carta é um gênero textual que visa à comunicação escrita e pode ser de diversos tipos: carta familiar ou pessoal, de agradecimento, de reclamação, de amor, etc. Em todas, o que se pretende é estabelecer um diálogo entre o remetente e o destinatário.

Podem fazer parte da composição de uma carta os seguintes elementos:

o local e a data - essas referências ficam no início da carta, em geral à esquerda;

o vocativo - em geral, usa-se um termo de cortesia como "Prezado", "Caro", mas pode-se usar somente o nome do destinatário (depois do vocativo, pode-se colocar vírgula, dois pontos ou pode não haver pontuação);

o texto - refere-se à introdução e ao desenvolvimento da carta;

o desfecho - finaliza o texto da carta;

a despedida e a assinatura - a despedida varia de acordo com o grau de intimidade entre as pessoas, por isso pode ser formal ou informal, cerimoniosa ou afetuosa, e a assinatura contém apenas o nome do remetente.

CARTA FAMILIAR OU PESSOAL: é um texto utilizado para comunicação com amigos e familiares. É elaborada por um remetente e enviada a um destinatário.

P.S. - A expressão latina post scriptum (P.S.) significa "depois do escrito". É utilizada depois da assinatura para acrescentar algo importante de que se tenha esquecido.

Fonte: livro Oficina de Redação - Editora Moderna.

62 comentários:

  1. gostei mto...me ajudou demais a fazerv um trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. muitooo Boom, me ajudou bastantee, :D

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADDU !! PARA BÉN S

    ME AJUDOU MT

    ResponderExcluir
  4. muiitoo bomm msm!!
    tinha um trabalho para fazer e vc me ajudou mto !! *--*

    ResponderExcluir
  5. OIIIIIIIIIIIEEEEEEEE
    vc aceito meu comentário
    que legal, mto emocionante *-------*
    meu comentário na frente da paginaaaaaa!!
    weebaa *-*

    meu noome é marilia rsrssrs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marilia,
    como vai?
    Que bom que meu blog te ajudou a fazer um trabalho! Fico feliz! Sempre que precisar passe aqui, espero poder te ajudar novamente. Obrigada pelos comentários. Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi
    anonimo dissee

    vc me ajudou muitop kathllen

    tinha um trabalho a fazer e me ajudou

    obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. Valeu me ajudou de mais ms

    ResponderExcluir
  9. obrigaduuu passei em portugues por causa da carta

    ResponderExcluir
  10. pq vc nao da exemplos de cartas ia ser o maximo gata!

    ResponderExcluir
  11. Já dei um exemplo de carta familiar (está na figura). Você precisa de mais exemplos?

    ResponderExcluir
  12. muito bom...
    me ajudou muito no trabalho de redação!!!
    parabéns pelo seu trabalho...

    ResponderExcluir
  13. obrigado me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  14. esta carta me ajudou para aula de portugues.
    agradeço ha autora da carta.

    ResponderExcluir
  15. bom me ajudou muito num trabalho escolar........
    aline e cinthya.

    ResponderExcluir
  16. gostei dessas informções sobre carta , elas vão me ajudar muito no saresp que eu terei amanhã

    ResponderExcluir
  17. é muito legal o que vc faz aqui no blogger!!!
    tenho uma professora que passou essa mesminha matéria da "carta familiar" no início do ano . Será q ela pegou daqui?rsrsrs...

    ResponderExcluir
  18. valeu amiga
    me ajudou muuuuuuuuiiiiiiiittttttoooooooo!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. LOL me ajudou muuuuuuuuiiiiiiiittttttoooooooo!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Putz ajudo d++ òtimo blog aeww

    ResponderExcluir
  21. hummm! legal! tb me ajudou muito!
    obrigado!

    ResponderExcluir
  22. será q é necessario assinar uma carta pessoal no vestibular?

    ResponderExcluir
  23. por que é tao dificil fazer uma maltita redação

    ResponderExcluir
  24. mto bom mim ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  25. Lost of love..muito fixe,valeuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  26. Vlw ajudou bastante !!!

    ResponderExcluir
  27. to nem ai pelu conteudo
    entrei no blog só
    para ver sua foto
    linda

    ResponderExcluir
  28. vlw
    você podia por um exemplo de carta de amor com essa beleza já deve ter recebido muitas

    <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3

    <3________<3

    ResponderExcluir
  29. muito obrigada linda,vooc me garantiu 4 pontos
    me ajudou bastante
    bjo
    luiza

    ResponderExcluir
  30. Dumilde A, Manuelseg. nov. 21, 07:03:00 AM

    gostei das dicas me ajudou a elabora uma carta

    ResponderExcluir
  31. Em uma prova de vestibular onde se tem o espaço para o título, no caso da carta pessoal, o que eu coloco nesse espaço? Simplesmente deixo em branco? E outra coisa, local e data na primeira linha, e depois pula uma linha e começa ou pode colocar na próxima linha mesmo? Será que eles retiram pontuação por as linhas em branco?

    ResponderExcluir
  32. gostei disto, vai me ajudar para o teste de avaliação

    ResponderExcluir
  33. Muito bom o texto, ajudou bastante mesmo !!!

    ResponderExcluir
  34. Muito bom o texto ajudou bastante no trabalho !!!

    ResponderExcluir
  35. Valeu ajudOu muiit0 mesm0 a fazer o trabalh0!

    ResponderExcluir
  36. muito bom, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  37. Oi flor!Obrigada pelo material ajudou bastante.
    Andressa

    ResponderExcluir
  38. mt bom, ajudou mt no trabalho de grámatica :D

    ResponderExcluir
  39. muito legal seu texto, me ajudou muito a fazer o trabalho.

    ResponderExcluir
  40. Não é necessário assinar uma carta em um vestibular. O candidato deve prestar atenção nas INSTRUÇÕES da prova,eles que vão determinar esse tipo de informação. Existem vestibulares que dão nomes específicos. EX: João e Maria.
    Ass: Profª de Redação!

    ResponderExcluir
  41. muito legal me ajudou pra estudar pra prova

    ResponderExcluir
  42. muito obrigado me ajudou

    ResponderExcluir
  43. pow me ajudou bastante vlw ai (:

    ResponderExcluir
  44. Sujestoões de diferentes tipos de carta para vestibulares 2012,2013.
    Qual o modo de fazer uma carta abertta ao publico ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  45. caraca me ajudou bastante '
    beijos!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  46. Cara , sem Palavras mesmo .
    Muito demais seu trabalho , parabéns e que o seu blog de certo !

    ResponderExcluir
  47. oi kathllen , devo dizer que de uma forma simples , mas com muita clareza você ensina é nos dá exemplos muito pratico , então fica aqui meus parabéns !!!

    ResponderExcluir
  48. aprendi mais claramente agora...:)

    ResponderExcluir
  49. Adorei me ajudou muito obrigada!!!! ;-)

    ResponderExcluir
  50. Gostei muito dessas instruções para escrever cartas.

    ResponderExcluir
  51. GOSTEI MUITO DAS IDEIAS PARA ESCREVER CARTAS.

    ResponderExcluir
  52. muito bom me ajudou muito no meu trabalho

    ResponderExcluir