terça-feira, 27 de outubro de 2009

Função Emotiva (ou Expressiva)

Na função emotiva, dá-se ênfase à linguagem do emissor.

Observa-se, através dessa função, o envolvimento pessoal do emissor, que comunica sentimentos inquietações, emoções, avaliações e opiniões centradas na expressão do "eu", do seu mundo interior.

Em geral, os textos poéticos constituem bons exemplos da função emotiva, porque apresentam uma linguagem subjetiva que enfoca as próprias sensações do emissor.

No poema acima, do heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, observe como são explorados pronomes e verbos na 1ª pessoa ("O que penso eu do mundo?"; "Se eu adoecesse pensaria nisso"; "Que ideia tenho eu das cousas?").

Fonte: livro Oficina de Redação - Editora Moderna.

44 comentários:

  1. gostei muito do que você esta botando aqui no seu blog

    ResponderExcluir
  2. Muito bom... suas postagens estão me ajudando muito, estou me preparando pro enem 2010! vlw... continue assim =)

    ResponderExcluir
  3. Nossa me ajudou muito.. tava precisano muito disso para o meu trabalho

    ResponderExcluir
  4. Adoreii tava procurandooo pra fazer um trabalhoo tudoo de bom. Brigada' =)

    ResponderExcluir
  5. muito bom!!!!
    obrigada...

    ResponderExcluir
  6. muito boom mesmo
    era o que estava precisando!!

    ResponderExcluir
  7. eu keria saber 3 exemplos de função emotiva ,podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. otima explicação
    rapida , facil e exclarecedora
    obrigado...

    ResponderExcluir
  9. aline adorei rapida e precisa entendi sem dificuldades

    ResponderExcluir
  10. Muitoo bom meesmo, vou tirar 10 no trabalhoo haha, rs

    ResponderExcluir
  11. brigadinha
    vou consequir uma nota bom*.*

    ResponderExcluir
  12. me ajudou mt na prova . te amo '-'

    ResponderExcluir
  13. brigadão pelas respostas da minha prova !!!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei essas explicações pois me ajudaram muito coma minha lição de português da apostila isso que vocês encinaram é uma coisa que nem no site onde tem a resposta da apostila eu encontrei MUITO OBRIGADO !!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Vou tirar 10 na prova de redação...

    ResponderExcluir
  16. Parabéns muito bom'

    ResponderExcluir
  17. muito bom, obrigado!

    ResponderExcluir
  18. MUITO BOM SABER MAIS DE PORTUGUES?

    ResponderExcluir
  19. tava precisando pro trab, vlw ae.
    Continua assim.

    ResponderExcluir
  20. vlw me ajudou mto eu tava precisando memo pla fazer uma pesquisa da escola tecnica vlw bigaduh!!!

    ResponderExcluir
  21. Ajudou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito... Valeu

    ResponderExcluir
  22. me ajudou demais , valeu!

    ResponderExcluir
  23. Muito Obrigado me ajudou a fazer todo meu trabalho ><

    ResponderExcluir
  24. eu estou no primeiro ano do encino medio, e é a primeira vez que estudo funções da linguagem (...) com a ajuda deste bolg copreedi melhor este assunto e agora está mais facil para mim ver o mesmo em sala de aula!!!

    parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to estudando isso desde o 6 ano e tenho que fazer um trabalho disso ajudou mtttttttttt msm valeu

      Excluir
  25. parabens pela explicaçao bjs

    ResponderExcluir
  26. GOSTEI MUITO DA EXPLIACAÇÃO AJUDA BASTANDE,
    EM TRABALHOS DO COLEGIO<^^>

    ResponderExcluir
  27. gostei muito da sua explicação,
    ajuda bastante em trabalhos do colegio<^^>

    ResponderExcluir
  28. AMEI ESSA EXPLICAÇAO MUITO BEM FEITA ME AJUDOU MUITO.

    ResponderExcluir
  29. Ajudou bastante...muitoo obrigadoo'bjim

    ResponderExcluir
  30. Obrigadoo.me ajodou muitoo.que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  31. muito obrigado esse site eo qual fço meus trabalhos sobre funções de linguagem

    ResponderExcluir
  32. gostei. ajudou no meu trabalho de português

    ResponderExcluir
  33. Nossa incrível! Gostaria de te parabenizar, seus exemplos são bem claros e fáceis de entender! Parabéns!

    ResponderExcluir