sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Função Apelativa (ou Conativa)

Clique sobre a imagem para aumentar.
A função apelativa é usada quando o objetivo da transmissão da mensagem é persuadir o receptor. Os melhores exemplos de textos que têm essa função são os textos publicitários, cuja finalidade é envolver o leitor, influenciar o seu comportamento e seduzi-lo com uma mensagem persuasiva.
Observe no texto acima, extraído de um anúncio publicitário, uma característica típica da função apelativa: verbos empregados no modo imperativo (fuja, escolha, procure) e pronomes na 2ª ou na 3ª pessoas (o seu agente de viagens).
Fonte: Oficina de Redação - Editora Moderna.

53 comentários:

  1. valeu ma ajudou muito

    vc tambem e linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei muito me ajudou num trabalho de literetura que vale 10

      Excluir
    2. que bom parabéns....


      você deve ser um otimo aluno.

      booaa sortee...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. adoreiiii
    edlla e tamires
    é interressante

    ResponderExcluir
  4. oi eu queria saber + coisa de funçao apelativa se vcs poderem me ajuda ajudem bjs

    ResponderExcluir
  5. vlw me achudou no trabalho

    ResponderExcluir
  6. thank you..me ajudou mtu..meu nome e kathrinne

    ResponderExcluir
  7. Vlw me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  8. Ah nem sei como te agradecer meu ajudou muito para um trabalho que vale 5 pontos. de literatura

    ResponderExcluir
  9. nooossa adoreii seu blog.. tirou todas as minhas duvidas..

    ResponderExcluir
  10. Nó isso me salvou
    tava mó preocupado com um trabalho sobre isso


    hahah'
    valeu!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Mto boom ! tah me ajudando muito ! Vlleew ! ;)

    ResponderExcluir
  12. legal, é um assunto 10-<3 valeu

    ResponderExcluir
  13. esse site e o maximo

    ResponderExcluir
  14. ajudou bastante. valeu Kethllen, ótimo blog!

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. todos nóix agradecemos...by: Michelly Sá

      Excluir
    2. muito obrigadoooo....e parabéns.

      Excluir
  16. Muito obrigado ajudou Mto!!
    By: Carlos Santoos :)

    ResponderExcluir
  17. GOSTEI BASTANTE DESTE ASSUNTO,EMBORA PRECISEI DE NAVEGAR EM OUTROS MAIS ESTE FOI O MELHO EU PUDE DESENVOLVER NOVAS IDÉIAS:OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  18. mim ajudou muitoo. obrigado

    ResponderExcluir
  19. excelente!! mi ajudou bastante para desenvolver o texto. obrigada

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, esse texto e o comentario esclareceu minhas duvidas. obrigado.

    ResponderExcluir
  21. obrigado por ter colocado isso sobre canotaçao me ajudou bastante mesmo a desenvolver um texto para um trabalho de escola valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. obrigado por ter escrevido isso me ajudou no trabalho de portugues...muuuuuuuuuuuuiiiiiiiito leeeeeeeeeeegaaaaaaal..aaaaaaaaaaaaaaaaaaadorei.

    ResponderExcluir
  23. francisca Raiane Cazuza da silvaqui. jun. 21, 01:22:00 PM

    obrigado por ter escrito isso você me ajudou muito mesmo

    ResponderExcluir
  24. amei muito me ajudou bastante,,,,pois estava precisando muito de uma redação como essa...belo site Katllen parabens... by: Michelly.. a MIMIZINHA DE Roraima...top´zinha...

    ResponderExcluir
  25. obirigada me ajudou muito num trabalho da escola valeu um beijooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  26. ERA ISSO MESMO QUE EU PROCURAVA OBRIGADA

    ResponderExcluir
  27. GOSTEI DA EXPLICAÇAO ERA ISSO MESMO QUE PROCURAVA OBRIGADA

    ResponderExcluir
  28. boa noite, gostei muito, e de grande ajuda pra muitas pessoas. obrigado!

    ResponderExcluir
  29. Obrigada pela ajuda =) Beijos

    ResponderExcluir
  30. Muito bom,gostei. Me ajudou,obrigada.

    ResponderExcluir
  31. valeu ..
    mim ajudou muito no trabalho. ! que vale vistos kkkk

    ResponderExcluir
  32. obridada ajudou muito

    ResponderExcluir
  33. por favor coloque alguns exemplos de verbos apelativos

    ResponderExcluir