segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Neologismos

Os neologismos ocorrem quando o falante necessita empregar uma palavra que tenha siginificado em determinada situação e não encontre para isso recursos na língua, independentemente de seu conhecimento no vocabulário ser amplo ou restrito. Em alguns casos, algum tempo após o seu uso informal, passam a ser dicionarizados.

As ocorrências de neologismos são inúmeras: na linguagem utilizada pelos falantes no dia-a-dia, no texto jornalístico, na literatura, na música, na informática e em diversas áreas.

Na literatura e na música, os neologismos são largamente utilizados sem restrições: por um lado, em razão da licença poética de que dispõem os escritores e os compositores e, por outro, pelo fato de o próprio "fazer literário" usar as palavras de forma diferenciada daquela com que é utilizada no senso comum e extrapolar, ampliar os recursos expressivos possíveis. Na canção "Carnavália", de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte (CD Tribalistas, 2002), há um interessante neologismo por aglutinação de palavras: "Repique tocou / O surdo escutou / E o meu corasamborim / Cuíca gemeu, será que era eu, quando ela passou por mim?" No terceiro verso,corasamborim (junção de coração + samba + tamborim) refere-se, ao mesmo tempo, a elementos que compõem uma escola de samba e à situação em que se encontra emocionalmente o emissor da mensagem, com o coração no ritmo da percussão.

Na mídia é comum o uso de neologismos que, aos poucos, são incorporados ao cotidiano da maioria da população. Xiita (pessoa fanática por uma ideia ou ponto de vista), laranja (falso proprietário) e gato (ligação clandestina de instalações elétricas) são exemplos de neologismos com significado diverso daquele com que são normalmente empregados.

Na terminologia da informática, observa-se diariamente a introdução de neologismos. Leia alguns verbetes de informática do glossário a seguir. (Verbete é o conjunto de acepções e exemplos referentes a um termo, encontrado em dicionários, enciclopédias, glossários).

Clique na imagem para aumentá-la.


NEOLOGISMO: é o uso de qualquer palavra de criação recente, tomada de empréstimo de outra língua, ou toda acepção nova de uma palavra já antiga.



Fonte: livro Oficina de Redação - Editora Moderna.

14 comentários:

  1. Oi, Kathllen!
    Sabe que de vez em quando acabo lançando mão de palavras inventadas na hora da escrita de meus posts para o Bicha Fêmea? Acho divertido, diferente, mas todo o cuidado de não exagerar. ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lidiane, tudo bem?
    Também acho muito divertido criar palavras e usá-las em uma conversa informal ou até mesmo escrever na internet! Obrigada pela visitinha! Estou sempre de olho no Bicha Fêmea! beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Querida!
    Já cortei a franja =)
    Beijinhos e obrigada pela visita!
    Quero ver a sua depois hein!

    ResponderExcluir
  4. Diga-me, Paris é o sonho de toda brasileira?

    Obrigado: http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii Kathllen(desculpe-me o eero na primeira mensagem é que são muitas meninas para agradecer que estão participando do soretio, já tou meio grog),rsrs
    então!, muito obrigada pela sua partipação do sorteio no Princess Florences.
    Adorei seu blog, como não tinha conhecido antes? rsrs
    Vou te seguir também, pois aqui estou a procura de amizades legais e significativas.

    bjos e boa sorte!!

    Priscilla

    ResponderExcluir
  6. OIee!obrigada pela sua visita (volte sempre)e to t seguindo também.
    Menina quando a gente escreve um blog e quer dar um toque pessoal os neologismos caem perfeitamente!
    bjússs

    ResponderExcluir
  7. xuxu está rolando uma promo tu-daaa lá na minha boatchénnn.
    Com direito até a camisetas Chanel, e claro vários mimos bááásicos!
    Se puder apareça lá na pista e participa. Beijoconas ótimo restinho de semana!

    ResponderExcluir
  8. Kath obrigada pela visita!!

    Bom Carnaval!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela participação e boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Oi Kath,
    Obrigada pelo seu recadinho.
    Adorei o blog!! Estou desenferrujando meu português com o blog. São anos sem escrever.
    bjks
    Mel

    P.S. Já está participando da promoção? http://toomanycomments.blogspot.com/2010/02/sorteio-telescopic-loreal.html

    ResponderExcluir
  11. Passando para deixar uma beijoca e agradecer pela participação do Sorteio do Blog Look Chique.
    Parabéns pelo blog!O povo precisa de conhecimentos sempreee...!!!
    Sonia

    ResponderExcluir
  12. Oi... Então meu tcc é sobre neologismos na música brasileira... Vc sabe me passar mais músicas que tenham neologismos?

    Um abraço!

    Rosangela

    ResponderExcluir
  13. Olá, Rosangela. Não sei se você conhece o disco "Com Defeito de Fabricação" - Tom Zé. Achei nesse link (http://www.revistaaopedaletra.net/volumes/vol%2010.2/vol10.2-Adelso_Costa-&-Carlos_OliveiraFilho-&-Fernanda_Maia.pdf) um trabalho muito bom sobre neologismos em algumas músicas desse cd. Espero que eu tenha ajudado. beijinhos

    ResponderExcluir
  14. oi? tambem estou fazendo um tc de letras sobre o mesmo assunto e gostaria de saber se você quer trocar algumas informações sobre o assunto... meu email é: mauro_schneider@hotmail.com

    ResponderExcluir