domingo, 22 de novembro de 2009

Carta do Leitor

Clique sobre a imagem para aumentar.

Na maioria dos jornais e revistas, há uma seção destinada a cartas do leitor ― em geral conhecida como "Cartas à Redação", "Painel do Leitor", entre outros títulos.

Essa seção oferece um espaço para que o leitor faça elogios ou críticas a uma matéria publicada, ou mesmo sugestões. Os comentários podem referir-se às ideias de um texto, com as quais o leitor pode concordar ou não; à maneira como o assunto foi abordado (neste caso, um leitor mais conservador pode afirmar que determinada questão foi tratada de forma muito liberal); ou à qualidade do texto em si (pode-se achar que o autor abusou de clichês, por exemplo).
É possível também fazer alusão a outras cartas de leitores, para concordar ou não com o ponto de vista expresso nelas.

A linguagem da carta do leitor costuma variar conforme o perfil dos leitores da publicação. Pode ser mais descontraída, se o público é jovem, ou ter um aspecto mais formal.

Esse tipo de carta apresenta formato parecido com o das cartas pessoais: data, vocativo (a quem ela é dirigida), corpo do texto, despedida e assinatura. Porém, quando necessário, a equipe de redação do jornal ou revista adapta as cartas do leitor a seu estilo e as reduz para encaixá-las na seção reservada a elas, mantendo apenas uma parte do corpo.

Quando publicadas, as cartas costumam ser agrupadas por assunto. Assim, reúnem-se as que se refiram à mesma notícia ou reportagem em um mesmo bloco, que recebe um título.

Algumas redações de jornal contam com os serviços de um ombudsman ― pessoa contratada para criticar as matérias jornalísticas publicadas e, sobretudo, para verificar as críticas e sugestões dos leitores e depois expor seu ponto de vista.
Leia, acima, as cartas do leitor. Em "Natalidade livre", o leitor afirma concordar com duas leitoras que defendem o controle da natalidade e depois expõe seu próprio ponto de vista; na mesma carta, ele discorda de outro leitor e expõe um argumento que justifica sua posição.

Nas cartas sobre o problema dos "Limites ao fumo", apresentam-se posicionamentos diferentes com relação à proibição do fumo em algumas situações. Os dois leitores expõem argumentos que sustentam o que afirmam.

Veja também que os critérios que um grande jornal brasileiro usa para selecionar os textos que aparecerão em sua seção de cartas. Note que os extensos podem ser resumidos pelo jornal.


CARTA DO LEITOR: é um gênero textual em que o leitor se dirige a um jornal ou revista para comentar, criticar ou elogiar uma matéria ou carta publicada em edições anteriores.


Veja mais alguns exemplos de carta do leitor:

Senhores Diretores e Editores,
Constituiu-se motivo de muita alegria para mim a circulação no final da tarde de segunda-feira, dia 10 de abril de 2006, do jornal "Correio da Tarde", que na certa vem assinar uma importante página no jornalismo escrito do Estado do Rio Grande do Norte. Excelentes reportagens, colunas as mais variadas e um conteúdo dos mais completos, fazem do jornal Correio da Tarde uma leitura obrigatória da maioria dos potiguares, a cada final de tarde. Parabéns e muitos anos de circulação é o que desejo aos que fazem o CORREIO DA TARDE.

José Maria Alves
Advogado e jornalista
Liberdade I - Mossoró RN


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9.Jan.2008 Ao Jornal O Progresso

A/C: Diretoria
Estimada Adiles do Amaral Torres, Diretora Presidente de "O Progresso" Com muita amizade, saúdo-a respeitosamente agradecendo por tudo o que "O Progresso" vem fazendo pelo bem da coletividade, inclusive da Igreja Católica. Maravilhosa a mensagem de Natal expressa pelo "Editorial" de hoje! Com os votos mais cordiais de Boas Festas, peço a Deus que lhe dê saúde e forças para continuar por longos anos a árdua e importante tarefa que assumiu com os meios de comunicação social. Dom Redovino Rizzardo, cs.


Assim, quando quiser redigir uma carta é importante, antes de tudo, especificar o assunto, o objetivo da carta, o destinatário e escolher o tipo de linguagem que será usado (familiar informal ou impessoal formal). É importante que essa seja bem escrita e observar a comprovação (provando o seu ponto de vista) e a clareza (informação clara e precisa).



Fontes: livro Oficina de Redação - Editora Moderna.
Site Mundo Educação: http://www.mundoeducacao.com.br/

84 comentários:

  1. Ficou Show o novo Layout do blog, meu amor ! ADOREI !

    Te amo muiito !
    BeijuS

    ResponderExcluir
  2. Preciso de ajuda, como fazer uma Redação - Carta ?

    Raiander

    ResponderExcluir
  3. Olá, Raiander, se a "Redação - Carta" a qual você se refere for uma Carta Familiar ou Pessoal,
    é só entrar neste link: http://duvidasredacao.blogspot.com/2009/10/carta-familiar-ou-pessoal.html
    Espero ter ajudado! Obrigada por visitar o blog e volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Resumindo a carta do leitor não é obrigatório ter título? E nela so é preciso elogiar e/ou criticar? Me explique melhor , por favor!! =]

    ResponderExcluir
  5. OLÁ TUDO BEM ESPERO QUE SIM SUA REDAÇAO ESTA UMA BELEZA AMEI BJSSSS

    ResponderExcluir
  6. Não se usa título na carta do leitor. O título aparece apenas quando algumas cartas são separadas em grupos por tratarem sobre o mesmo assunto, assim coloca-se apenas um título e este serve para as demais cartas que tenham em comum o mesmo assunto. Para redigir uma carta do leitor é preciso que você faça alguns comentários, que podem ser elogios ou criticas, isso vai depender do seu ponto de vista sobre o assunto tratado.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pela dica Kathllen!!!
    =]

    ResponderExcluir
  8. olá kathllen , você poderia me dar mais um exemplo de carta do leitor ?

    ResponderExcluir
  9. Olá, como vai? Eu postei seis exemplos de carta do leitor. Nenhum destes serviu para você? De qualquer forma, achei o exemplo abaixo no site Correio da Tarde. Espero ter ajudado!

    ------------------------------------------------
    Estimado Jean Valério,
    É através dos sonhos que os homens conquistam o impossível. Consciente de seu profissionalismo, você sonhou, foi a luta e venceu os desafios e contribuiu, juntamente com toda sua equipe de trabalho, para que o Correio da Tarde se tornasse esse importante veículo de comunicação, que todos aprendemos a admirar.

    Parabéns e muito sucesso.

    Itamar Rocha Presidente ABCC
    ------------------------------------------------

    http://www.correiodatarde.com.br/carta_do_leitor/

    ResponderExcluir
  10. Pais amavéis, filhos responsáveis
    O fato dos pais elogiarem seu filhos e serem amigos orgulhosos deles, possa prejudicar de uma maneira agressiva seu comportamento na sociedade.
    A família é a base fundamental de um indíviduo, os pais tem um papel importante na construção de suas personalidades, concerteza pais amorosos formam filhos responsáveis e capazes de respeitar o próximo.
    O incentivo, e o companherismo amigável dos pais para com os filhos os tornam seres humanos de caráter incapazes de serem afetados ou afetar de uma maneira desequilibrada pelo bullying, pois sua auto-estima os ajudará na escola ou sociedade em geral.
    Óbvio que deve haver restrições com certas brincadeiras familiares onde o respeito esteja em primeiro lugar, sem deixar de lado a autoridade dos pais.
    Poertanto,é necessário que haja respeito mútuo na vida familiar, amizade, elogios para crianças se tronarem adultos inteiros emocionalmentes.

    Esta carta esta escrita de uma maneira correta??????

    ResponderExcluir
  11. ola gostaria de tirar uma duvida fiz um concurso foi solicitado uma carta de leitor fiz o cabeçalho assim; A VOSSA SENHORIA SRA MARIA SANTANA FOLHA DO RIO RJ vce acha que pode ser desconsiderada minha prova por isso nao assinei coloquei a data no final estou com esta duvida aguardo sua opiniao

    ResponderExcluir
  12. Pais amáveis, filhos responsáveis

    O fato dos pais elogiarem seus filhos e serem amigos orgulhosos deles não prejudica o seu comportamento na sociedade. A família é a base fundamental de um indivíduo. Os pais têm um papel importante na construção de suas personalidades. Com certeza, pais amorosos formam filhos responsáveis e capazes de respeitar o próximo. O incentivo e o companheirismo amigável dos pais para com os filhos tornam-nos seres humanos de caráter, incapazes de serem afetados pelo bullying ou cometê-lo, pois a auto-estima os ajudará na escola e na sociedade em geral. É claro que existem restrições com certas brincadeiras em família, onde o respeito sempre deve estar em primeiro lugar, não deixando de lado a autoridade dos pais. Assim, é necessário que haja respeito mútuo seja na vida familiar ou na vida estudantil, para que as crianças se tornem adultos inteiros emocionalmente.

    Olá, sua carta ficaria melhor dessa forma. Troquei apenas algumas palavras para que não ficasse muito diferente de como você a escreveu. Desculpe-me pela demora, tenho estado bastante ocupada, sem tempo para o blog. Apesar disso, eu não poderia deixar de responder a pergunta de um leitor do blog Tudo Sobre Redação.

    ResponderExcluir
  13. Olá, não sei se sua prova será desconsiderada, mas acho que você perderá alguns pontos em sua redação devido a esses erros cometidos. Obrigada por visitar o blog!

    ResponderExcluir
  14. Eu preciso faze "Carta do Leitor" sobre o escritor Moacyr Scliar,mas imagino o que escrever!!Me ajudemmmmm!

    ResponderExcluir
  15. OI PRESIZO DE AJUDA TENHO Q FAZER UMA CANTA DE LEITOR SOBRE MULHER? E TO SEM IDEIA ME AJUDAAA

    ResponderExcluir
  16. Oi preciso de ajuda para fazer uma carta pra o jornal do meu colégio, alguém me da uma dica ou uma idéia?

    ResponderExcluir
  17. Preciso fazer uma carta ao leitor, sobre BULLYING !
    Mas preciso da sua ajuda !Não tenho nem idéia do que falar !

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu blog Kathllen, me ajudou bastante... Obrigado pelas infornamões e parabéns pelo sucesso

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da apresentaçao sobre carta do leitor, obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  20. Eu reciso fala sobre a carta do leitor como eu vou fase isso eu gostaria de sabe...

    ResponderExcluir
  21. Nossa me ajudo demais, vlew *--*

    ResponderExcluir
  22. adorei, vc me ajudou muito, obrigada.....

    ResponderExcluir
  23. Valeu não estava encontrando nada de bom na net. .
    obrigada,
    'Kmc*

    ResponderExcluir
  24. minha redação da escola é sobre Carto do Leitor, e vale 50% do simulado... Preciso de dicas ((:
    obg !

    ResponderExcluir
  25. qual é a diferença entre carta do leitor e carta ao leitor?

    ResponderExcluir
  26. adorei as cartas..tirei notaa maxima!obg!

    ResponderExcluir
  27. eu preciso entregar um exemplo de carta ao leitor pra minha professora de 15 linhas, nao tem nenhuma ai pra me mandar e eu copiar nao ?kkkk. :x

    ResponderExcluir
  28. escreve uma carta de leitor para agente ver e fica mais faciu de saber ;-)

    ResponderExcluir
  29. sei euq existe diferença entre carta de leitor e carta ao leitor. Mas qual a diferença entre carta de leitor e carta do leitor. Por favor, fui questionada e não soube responder. Uma professora da escola onde trabalho me garantiu que há diferença.

    ResponderExcluir
  30. oi meu nome e jainy eu adimiro muito kathllen

    ResponderExcluir
  31. muito legal e interessante.

    ResponderExcluir
  32. ola, existe a carta de leitor primaria como o leiotr escreve na integra a que é publicada é chamada de secundaria e o saresp desse ano de 5º ano exigira a carta primaria e esta muito dificil de encontrar exemplos e de como devo ensinar os alunos a montar esse tipo carta e o que o corpo do texto necessita ter. obgada

    ResponderExcluir
  33. envia uma carta ao leitor da atualidade
    por favor

    ResponderExcluir
  34. OI LEGAL ESSA PGN QUA SET 22,JULIA ROSA

    ResponderExcluir
  35. O COIMENTARIO NÃO DEVEFICAAR EM BRANCO QUE COMENTARIO CHATO

    ResponderExcluir
  36. falta so você cartas que critiquem que descorde para da o exemplo para pessoas que queser busca alguma imformaçao

    ResponderExcluir
  37. Legaal,Gosteeii Muiito'

    ResponderExcluir
  38. Ola,sou professora do EMF,trabalho com quinto ano adorei seu blog!!!ate mais

    ResponderExcluir
  39. um blog mui bem feito que me ajudou a progredir na minha pesquisa e que irei pasar aos meus amigos

    ResponderExcluir
  40. Adoreiii, obg vc me ajudou mt!

    ResponderExcluir
  41. que possiveis assuntos poderia abordar em uma carta de leitor sobre a cola ?

    ResponderExcluir
  42. Olá gostaria de parabenizar essa explicação e também você.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  43. gostei muito desse blog

    ResponderExcluir
  44. oi gostei muito do blog

    ResponderExcluir
  45. gostei muito desse blog

    ResponderExcluir
  46. parabens para vcs td oq eu li me fez parar para pensar na minha vidinhahhh...
    kkk'

    ResponderExcluir
  47. KATHLLEN....preciso mto de sua ajuda...meu filho tem que fazer uma carta do leitor para apresentar na escola amanha mas nao tenho nem ideia de como vou fazer isso...por favor me ajude

    ResponderExcluir
  48. woot me ajudou muito me sex

    ResponderExcluir
  49. Parabens amei seu requerimento

    ResponderExcluir
  50. minha professora me disse que nunca devemos comprimentar (revista,jornal e etc) esta certo?tenho uma prova que se chama saresp nessa terça feira e a escola vai sortiar que sala terá que fazer junto com a prova a carta do leitor explique mais estou completamente pedida ah adorei seu blog beijos

    ResponderExcluir
  51. alisson
    tamires
    vitorh
    drica
    achamoslegald+++++++++++

    ResponderExcluir
  52. Gostei mt vou usar para minha prova amanha!

    ResponderExcluir
  53. Muito legal o seu blog, tipo assim me ajudou MUITO na minha tarefa de portugues mas depois eu fiquei lendo o resto do blog e achei muito legal mesmo.

    ResponderExcluir
  54. otimo blog...me ajudou muito no vestiba hehe..
    vlw gente..tirei 17 na redação valendo 20 :d uhu
    thanks

    ResponderExcluir
  55. seu blog e muito bom meajudou bastante!!!!!!!!!
    Meus parabéns

    ResponderExcluir
  56. parabens bem elaborado

    ResponderExcluir
  57. boa tarde!
    Parabens pelo seu bloggg!
    adoorei
    Raayssa

    ResponderExcluir
  58. Parabéns
    Seu blog me foi muito útil...
    Bom trabalho e Muito obrigado !!

    ResponderExcluir
  59. eu achei muito bom que aqui agente sabe tudo sobre o que e uma carta ao litor

    ResponderExcluir
  60. Muito Obg. vc me ajudou bastante !!!! :D

    ResponderExcluir
  61. Enfelismente não achei esse site, fez a redação da prova errado.

    ResponderExcluir
  62. Muito, obrigado, seu blog me salvou, pois não achei esse conteudo em nenhum outro site, e foi essa postagem que me ajudou a fazer um otimo trabalho de redação!!!

    ResponderExcluir
  63. Eu quero tchu,eu quero tcha.Mto obg pela ajuda,estava precisando para uma pesquisa escolar

    ResponderExcluir
  64. eu adorei, muito ter lido sobre cartas, pois estava precisando para fazer umj trabalho de portugues pedido pela professora

    ResponderExcluir
  65. eu adorei, muito ter lido sobre cartas, pois estava precisando para fazer umj trabalho de portugues pedido pela professora

    ResponderExcluir
  66. Kathllen eu preciso de uma carta de leitor em inglês vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  67. vc me ajudou muito obrigada na escola eu tirei um 10

    ResponderExcluir
  68. OBRIGADÃO VOCÊ ME DEU UM 10 NA ESCOLA!!

    ResponderExcluir
  69. Por favor, deixe um exemplo!!!

    ResponderExcluir
  70. não era oque eu esperava mais ficou ótimo amei!!!
    continuem assim!
    beijão

    ResponderExcluir
  71. Eu aprendi muito como se faz cartas de leitor

    ResponderExcluir
  72. alguém me ajuda por favor, carta ao leitor é em 1ª ou 3ª pessoa? obrigada!

    ResponderExcluir
  73. Olá, estou me perando para entrar no Ifrn esse ano, so que estouc muito da redacao, e ja faz dois anos seguidos q cai sobre carta ao leitor, vc acha provavelu cair esse ano tb ?, e se cair, tem algumas dicas de temas e de como devo fz ?

    ResponderExcluir
  74. Ola , gostei muito do blog, foi o mais esclarecedor ate agora..
    poderia postar uma reportagem qualquer e uma carta do leitor sobre ela?
    preciso dela com 20 linhas no minimo, preciso me basear nela pra estudar sobre..
    Desde ja agradeço !

    ResponderExcluir
  75. Obrigada minha professora mandou a gente ver obrigada

    ResponderExcluir