quarta-feira, 16 de setembro de 2009

♦ Figuras de Linguagem

Clique aqui e confira os melhores livros sobre redação!

Basta clicar sobre a imagem para que esta fique maior e legível.

Há inúmeras figuras de linguagem: comparação, antítese, personificação, metonímia, eufemismo, hipérbato, hipérbole e pleonasmo.

Nessa letra de música, há algum jogo com as palavras meta e lata (que substitui o termo palavra no texto), para mostrar que o poeta usa as palavras com extrema liberdade, dando-lhes uma conotação expressiva. Ele cria novos termos, tal a riqueza dos significados que confere à própria palavra.

Como diz o texto, na palavra (lata) do poeta cabem o incontível e o inatingível, por isso ele não a emprega com um conteúdo determinado ou exato, mas de forma figurada (metáfora), cheia de imagens, permitindo ao leitor várias interpretações.

FIGURAS DE LINGUAGEM: são recursos semânticos usados para realçar e dar maior expressividade às palavras, permitindo empregá-las num sentido diferente da significação convencional a que se está habituado.

♦ Comparação:

"A tua mão é dura como casca de árvore. Ríspida e grossa como um cacto." (Cassiano Ricardo)


"O poema é como um gole d'água bebido no escuro." (Mário Quintana)

No trecho de Cassiano Ricardo, a mão do personagem, por ter calos, ser escamada e seca, é comparada à casca da árvore. No de Mário Quintana, o poema é comparado ao gole d'água, ou seja, àquilo que mata a sede de poesia , de encanto. E não é um gole d'água qualquer, mas aquele bebido no escuro, sentido com maior intensidade por quem está privado de um de seus sentidos.

Quando a conjunção como ou outros elementos comparativos (tal qual, assim como, tão... quanto, tanto...quanto, etc.) estiverem expressos na frase, a figura de linguagem chama-se comparação.

COMPARAÇÃO: é uma figura de linguagem que estabelece uma relação de semelhança entre duas palavras ou expressões, atribuindo características de um termo a outro por meio de um elemento comparativo explícito.


Fonte: livro Oficina de Redação - Editora Moderna.

Um comentário: