terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Charge

        A charge faz parte do material de opinião, aquele em que o autor expressa seu ponto de vista sobre determinado assunto. É apresentada em jornais e revistas e, em geral, localiza-se na página de editoriais, a página nobre.
        Observe a charge abaixo e veja como o artista mostrou a globalização, que afetou até o modo de aprender a pedir esmola em vários idiomas.
        A compreensão da crítica feita pelo chargista depende da cumplicidade estabelecida entre autor e leitor, Por isso, o leitor precisa ter um conhecimento prévio do assunto abordado e conhecer as circunstâncias, os personagens e os fatos retratados. Assim, para interpretar uma charge, é preciso não se esquecer do contexto em que foi elaborada.
        Uma boa charge procura um assunto atual e busca ir direto aonde está centrado o interesse do público leitor. A mensagem contida na charge é eminentemente interpretativa e crítica, e pelo seu poder de síntese pode ter peso de um editorial.


Clique aqui e saiba mais sobre charge!


CHARGE: é um desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão. É a crítica humorística de um fato ou acontecimento específico e aborda temas sociais, econômicos e sobretudo políticos.




Clique nas imagens para ampliar.


  
Fonte: Oficina de Redação - Editora Moderna. 
Posted on 12:55 | Categories: