segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Neologismos

Os neologismos ocorrem quando o falante necessita empregar uma palavra que tenha siginificado em determinada situação e não encontre para isso recursos na língua, independentemente de seu conhecimento no vocabulário ser amplo ou restrito. Em alguns casos, algum tempo após o seu uso informal, passam a ser dicionarizados.

As ocorrências de neologismos são inúmeras: na linguagem utilizada pelos falantes no dia-a-dia, no texto jornalístico, na literatura, na música, na informática e em diversas áreas.

Na literatura e na música, os neologismos são largamente utilizados sem restrições: por um lado, em razão da licença poética de que dispõem os escritores e os compositores e, por outro, pelo fato de o próprio "fazer literário" usar as palavras de forma diferenciada daquela com que é utilizada no senso comum e extrapolar, ampliar os recursos expressivos possíveis. Na canção "Carnavália", de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte (CD Tribalistas, 2002), há um interessante neologismo por aglutinação de palavras: "Repique tocou / O surdo escutou / E o meu corasamborim / Cuíca gemeu, será que era eu, quando ela passou por mim?" No terceiro verso,corasamborim (junção de coração + samba + tamborim) refere-se, ao mesmo tempo, a elementos que compõem uma escola de samba e à situação em que se encontra emocionalmente o emissor da mensagem, com o coração no ritmo da percussão.

Na mídia é comum o uso de neologismos que, aos poucos, são incorporados ao cotidiano da maioria da população. Xiita (pessoa fanática por uma ideia ou ponto de vista), laranja (falso proprietário) e gato (ligação clandestina de instalações elétricas) são exemplos de neologismos com significado diverso daquele com que são normalmente empregados.

Na terminologia da informática, observa-se diariamente a introdução de neologismos. Leia alguns verbetes de informática do glossário a seguir. (Verbete é o conjunto de acepções e exemplos referentes a um termo, encontrado em dicionários, enciclopédias, glossários).

Clique na imagem para aumentá-la.


NEOLOGISMO: é o uso de qualquer palavra de criação recente, tomada de empréstimo de outra língua, ou toda acepção nova de uma palavra já antiga.



Fonte: livro Oficina de Redação - Editora Moderna.

Posted on 11:53 | Categories:

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Estrangeirismos

Clique sobre a imagem para aumentá-la.

A forte influência que algumas culturas exercem sobre outras pode ser percebida no vestuário, na culinária, na música, no cinema e também no comportamento. Na língua, pode se manifestar pelo emprego de estrangeirismos.

Algumas palavras são empregadas até hoje sem modificar a forma original ou a pronúncia, mesmo existindo o termo aportuguesado; são usadas, por exemplo, as palavras omelete, vitrine, nuance, vindas do francês ― e não os termos aportuguesados omeleta, vitrina e nuança.

Uma palavra ― hoje considerada estrangeirismo ― pode, posteriormente, ser incorporada ao cotidiano do falante e ao vocabulário da língua. Foi o que ocorreu com lanche e futebol: essas palavras, assimiladas do inglês (lunch e football), constituíam estrangeirismo quando começaram a ser utilizadas e agora fazem parte do vocabulário da língua portuguesa.

Atualmente, observa-se o uso cada vez mais frequente de estrangeirismos, o que em geral tem relação com a globalização dos meios de produção e da economia. Termos como design, case, job, deadline, joint-venture, show, etc. estão presentes na TV, no rádio, na mídia impressa e na internet.

No entanto, nem sempre o uso do estrangeirismo comunica ou traduz exatamente o que pretende o emissor. No texto a seguir, você pode observar tanto usos funcionais quanto equivocados desse recurso linguístico.

ESTRANGEIRISMO: é a utilização na língua oral ou na escrita de palavra ou expressão de língua estrangeira.



Fonte: livro Oficina de Redação - Editora Moderna.
Posted on 12:38 | Categories:

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010