Observe a charge abaixo e veja como o artista mostrou a globalização, que afetou até o modo de aprender a pedir esmola em vários idiomas.
A compreensão da crítica feita pelo chargista depende da cumplicidade estabelecida entre autor e leitor, Por isso, o leitor precisa ter um conhecimento prévio do assunto abordado e conhecer as circunstâncias, os personagens e os fatos retratados. Assim, para interpretar uma charge, é preciso não se esquecer do contexto em que foi elaborada.
Uma boa charge procura um assunto atual e busca ir direto aonde está centrado o interesse do público leitor. A mensagem contida na charge é eminentemente interpretativa e crítica, e pelo seu poder de síntese pode ter peso de um editorial.
Clique aqui e saiba mais sobre charge!
CHARGE: é um desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão. É a crítica humorística de um fato ou acontecimento específico e aborda temas sociais, econômicos e sobretudo políticos.
![]() |
![]() |
Clique nas imagens para ampliar. |
Fonte: Oficina de Redação - Editora Moderna.
obrigada pela explicação ,a sim vou me sair bem na prova
ResponderExcluirMuito interessante, texto muito bem elaborado e as charges são ótimas vai me ajudar muito no colégio agora, pois eu tinha muitas dúvidas.
ResponderExcluirParabéns pelo site!
legal gosti
ResponderExcluirtava presisando msm saber oq era charge e vc explicou bem explicadinho
é mesmo mt bom, tirei 9,0 valew Kathllen pela explicação.
ResponderExcluirMt bom valew tirei 9,0 mt bem sua explicação Parabéns ! .
ResponderExcluirvc nao sabe o tanto que me a ajudou saber o que charge tirei maior nota na prova
ResponderExcluirvalew vou tira boa noto no trabalho
ResponderExcluirvalew kathllen gostei do blog