quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ambiguidade

       A ambiguidade pode ser usada para obter um efeito de sentido no receptor. Se ela for produzida de forma involuntária e não tiver essa finalidade como recurso textual, será considerada indevida e inadequada por dificultar a compreensão do texto pelo interlocutor.
       Para obter coesão e coerência é preciso, portanto, evitar essa ambiguidade, causada por pontuação imprópria, por problemas de construção textual e por emprego de palavras com mais de um sentido, que podem gerar, de forma não intencional, mais de uma possibilidade de interpretação. Veja:

O computador tornou-se um aliado do homem, mas esse nem sempre realiza todas as suas tarefas.

       O sentido da frase ficou ambíguo, porque as palavras esse e suas podem referir-se tanto a "computador" quanto a "homem". Tanto este quanto aquele podem não realizar o seu trabalho por completo.
Para que não ocorra ambiguidade, pode-se escrever essa frase assim:

O computador, apesar de ser um aliado do homem, não consegue realizar todas as tarefas humanas.

       Observe alguns casos frequentes de ambiguidade, que podem ser problemáticos, e os sentidos possíveis de cada frase:

a) Problemas com o uso de pronomes possessivos

    Raquel preparou a pesquisa com Sílvio e fez sua apresentação.
    (Raquel fez a sua apresentação ou a de Sílvio?)

   Raquel e Sílvio prepararam a pesquisa, e ambos fizeram a apresentação.
    Raquel e Sílvio prepararam a pesquisa, e ele fez a apresentação dele.
    Raquel e Sílvio prepararam a pesquisa, e ela fez a apresentação dela.

b) Problemas com o uso de pronomes relativos

    Visitamos o teatro e o museu cuja qualidade artística é inegável.
    (É o teatro ou o museu que possui qualidade artística?)

    Visitamos o teatro e o museu, os quais têm qualidade artística.
    Visitamos o teatro e o museu, e aquele tem qualidade artística.
    Visitamos o teatro e o museu, e este tem qualidade artística.

c) Colocação inadequada de palavras

    O cliente aborrecido recusou o vinho por causa da safra.
    (O cliente era aborrecido ou ficou naquele momento?)

    O cliente recusou aborrecido o vinho por causa da safra.
    O cliente, que era aborrecido, recusou o vinho por causa da safra.

d) Sentido indistinto entre agente e paciente

    A recepção dos noivos foi no salão do clube.
    (A recepção foi oferecida pelos noivos ou eles foram recepcionados?)

    A recepção foi oferecida pelos noivos no salão do clube.
    Os noivos foram recepcionados no salão do clube.

e) Uso indistinto entre o pronome relativo e a conjunção integrante

    O motorista falou com o passageiro que era gaúcho.
    (O motorista era gaúcho ou o passageiro?)

    O motorista disse que era gaúcho ao passageiro.
    O motorista conversou com o passageiro gaúcho.

f) Problemas com o uso de formas nominais

    O pai viu o filho chegando em casa bem tarde.
    (Quem chegou em casa bem tarde: o pai ou o filho?)

    O pai viu o filho que chegava em casa bem tarde.
    O pai, ao chegar em casa bem tarde, viu o filho.



AMBIGUIDADE: (quando indevida) dificulta a compreensão do texto pelo interlocutor, por oferecer, de forma não intencional, interpretação dúbia.



Fonte: Oficina de Redação - Editora Moderna.





Posted on 13:17 | Categories:

"Armadilhas" do Texto

       Ao escrever um texto, o autor deve observar certas construções inadequadas que podem dificultar a compreensão do que se quer transmitir. Algumas dessas "armadilhas" são a ambiguidade e a redundância.



Fonte: Oficina de Redação - Editora Moderna.
Posted on 12:42 | Categories: