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quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Dicas para realização de uma prova discursiva
Tendo em vista a proximidade da prova da UERJ 2010, resolvi passar para vocês algumas dicas muito boas que achei na internet, que me ajudaram nas provas discursivas e que com certeza ajudarão muitos outros vestibulandos:
• O texto da resposta deve ser claro e direto. Não alongue desnecessariamente a sua resposta, pois textos longos não vão impressionar a banca só por serem longos, ainda mais se forem desnecessariamente longos.
• Responda apenas o que foi perguntado na questão. Resista àquela vontade de colocar aquele pouquinho a mais e mostrar para a banca que sabe mais do que foi perguntado.
• Cuidado ao mencionar quantidades. Exemplo: A Revolução Francesa matou milhões de pessoas. “Milhões de pessoas” é vago e beira o exagero.
• Não dê chance ao erro. Esqueceu de alguma coisa? Evite colocá-la. Se for como se escreve uma palavra, coloque um sinônimo; se for um dado, tente suprimi-lo.
• Cuidado ao mencionar rupturas bruscas. Exemplo: o Renascimento acabou com a crença em Deus. É uma impropriedade dizer que o Renascimento acabou totalmente com a crença em Deus.
• Evite valorizar apenas uma característica de um processo histórico. Exemplo: Portugal “descobriu” o Brasil por ter posição geográfica favorável. Foram várias as causas que levaram a esse processo histórico (lembre-se sempre que todo processo histórico tem várias causas e várias consequências).
• Evite utilizar as “palavras proibidas”. Com exceção de quando se estiver mencionando leis.
São consideradas “palavras proibidas”:
todo(a)(os)(as), tudo, total, totalmente, completo, completamente, só, somente, pleno, plenamente, incondicional, incondicionalmente, simplesmente, puramente, integral, integralmente, ocasional, ocasionalmente, definitivamente, nenhum(a), ninguém, igual, mesma, qualquer, casual, causalidade, acaso, acidental, acidentalmente, nunca, perfeitamente.
Espero ter ajudado um pouco! ;)
domingo, 22 de novembro de 2009
Carta do Leitor
Veja mais alguns exemplos de carta do leitor:
Senhores Diretores e Editores,
José Maria Alves
Advogado e jornalista
Liberdade I - Mossoró RN
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9.Jan.2008 Ao Jornal O Progresso
A/C: Diretoria
• Assim, quando quiser redigir uma carta é importante, antes de tudo, especificar o assunto, o objetivo da carta, o destinatário e escolher o tipo de linguagem que será usado (familiar informal ou impessoal formal). É importante que essa seja bem escrita e observar a comprovação (provando o seu ponto de vista) e a clareza (informação clara e precisa).
Fontes: livro Oficina de Redação - Editora Moderna.
Site Mundo Educação: http://www.mundoeducacao.com.br/
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Poema e Texto em Prosa
Como você observou, os dois textos são literários: porém o texto 1 é um poema e o texto 2, um conto. A forma literária do primeiro é a poesia e a do segundo, prosa.
Assim como o conto, também o romance, a crônica e a novela são textos em prosa. As linhas são contínuas e em sequência, com parágrafo e pontuação; há uma sucessão de estruturas explicativas e a presença de descrições ou informações. Os textos em prosa podem ser literários e também não-literários, como textos científicos, notícias jornalísticas, anúncios publicitários, etc.
Essa estrutura distingue-se da do poema, que em geral é constituído de versos e recursos sonoros. A linguagem do poema é concisa. As palavras são usadas para criar imagens.
Na prosa, há textos que usam recursos bastante empregados em poemas, como na obra Grande sertão: veredas. Esse romance é narrado por Riobaldo, um ribeirinho que vive às margens do Rio São Francisco e conta a história de seu amor incompreensível por Diadorim ― que todos acreditavam ser um rapaz, mas na verdade era uma moça travestida para poder viver entre os jagunços.
O trecho a seguir está escrito em prosa, mas podem ser observados alguns recursos e construções que são usados em poemas. Por exemplo: "rolou os olhos" (sentido figurado); "Mel se sente é todo lambente" (rimas: se sente e lambente); "a chuva entre-onde-os-campos" (novos sentidos).
Leia o texto a seguir e observe a linguagem e as construções figuradas. Você vai perceber que não só os poemas podem ser poéticos, mas também a prosa.

Clique sobre a imagem para aumentá-la.
Fonte: livro Oficina de Redação - Editora Moderna.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Função Poética

Fonte: Livro Oficina de Redação - Editora Moderna.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Função Metalinguística

Fonte: livro Oficina de Redação - Editora Moderna.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Função Fática (ou de Contato)

Na função fática, enfatiza-se o canal de comunicação ou de contato através de cumprimentos ("Olá!", "Como va?", "Bom dia!")ou de uma abordagem coloquial onjetiva e rápida ("Está tudo bem?", "Você precisa de ajuda?").
Observe, no texto ao lado, que os personagens visam a uma interação verbal.
Fonte: Livro Oficina de Redação - Editora Moderna.